Durante o encontro com os populares, Hermenegildo Infante saudou e enalteceu a consciência que a população tem sobre as medidas a adoptar para a prevenção e contenção da pandemia do COVID-19, comprovada pelo uso das máscaras de protecção facial e pelo distanciamento social de todos os presentes nas reuniões. Não obstante, reiterou os apelos aos presentes para observância escrupulosa das medidas de higienização das mãos, uso da máscara, etiqueta da tosse e o distanciamento social.

Igualmente, o Excelentíssimo Administrador de Chigubo falou dos esforços que o Governo de Moçambique tem envidado para a vacinação massiva da população e da necessidade de envolvimento e adesão de todos na campanha de vacinação contra COVID.

Ademais, Hermenegildo Infante vincou a necessidade de uso de parte de seus animais para melhoramento das suas condições de vida, investimento em outras áreas afins e na formação de seus educandos em cursos profissionais para combater o índice de desemprego, para além de melhoramento da espécie do gado bovino no âmbito do fortalecimento da bandeira do Distrito e fomento da cultura do cajueiro para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e por ser uma cultura de rendimento e a prática de culturas tolerantes, com enfoque para mapira e mexoeira.

O combate às uniões prematuras, a violência doméstica e o consumo de drogas e bebidas alcoólicas são outras problemáticas que apoquentam o Governo. Todavia, o dirigente também condenou com veemência os ataques perpetrados pelos homens da Junta Militar na zona centro do País e pelos terroristas na nortenha Província de Cabo Delgado.